samedi 20 juin 2009

Os laços que unem

1 Pedro 4:11, 2 Coríntios 7:1 Código: A308

John MacArthur (traduzido do original em inglês)

Os laços que ligamVocê já percebeu quão diferentes os membros da mesma família podem ser? Uma criança pode ser melancólica, enquanto outra é ligada na tomada. Uma pode ser especialmente dotada em música, e uma outra, que não tem interesse em música, pode se sobressair no esporte. Em alguns casos, elas não se parecem nada umas com as outras ou até mesmo com seus pais. No entanto, os membros de uma família compartilham um vínculo mais forte do que as suas diferenças.

Da mesma forma, no Corpo de Cristo, as igrejas desenvolvem as suas personalidades próprias. Algumas podem insistir em cultos formais, enquanto outras crescem em um ambiente descontraído. Mas a coisa mais importante acerca de uma igreja não são as coisas superficiais que a tornam diferente, mas o que ela tem em comum com as outras assembléias cristãs.

Existem algumas verdades – doutrinas fundamentais – com as quais toda igreja verdadeira está comprometida. Essas doutrinas são inalteráveis; elas não podem ser comprometidas de forma alguma. Elas não são negociáveis. Ao abandonar qualquer ponto, a igreja deixa de ser uma igreja. Aqui estão cinco verdades fundamentais que distinguem todas as igrejas autênticas.

Uma Visão Elevada de Deus

É essencial que uma igreja se veja como um corpo de crentes concebidos para a glória de Deus. Infelizmente, a maioria das igrejas hoje se desviaram dessa prioridade e desenvolveram um foco humano: satisfazer as necessidades humanas. Em vez de proclamar fielmente a Palavra de Deus, suficiente para direcionar as mentes das pessoas para Deus, líderes da igreja respondem a necessidades superficiais com soluções temporárias como psicologia, auto-estima, entretenimento, ou uma miríade de outras distrações.

Como resultado, a igreja já não é um organismo que enfatiza o conhecer e glorificar Deus, é uma organização que tenta ajudar as pessoas a se sentirem bem consigo mesmas. Mas se você conhece e glorifica Deus, você não precisa se preocupar com suas necessidades, porque "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Prov. 9:10). Quando o seu relacionamento com Deus é correto, a sua perspectiva sobre as suas necessidades também será correta. Isso não significa que devemos ignorar as necessidades das pessoas – devemos estar preocupados com as pessoas da mesma forma como Deus está. Mas deve haver um equilíbrio, e ele começa com uma visão elevada de Deus.

Temos que levar Deus a sério e glorifica-Lo. Sim, devemos chegar às pessoas com o amor de Cristo, mas Deus deve ser o foco da nossa adoração e da nossa vida.

A autoridade absoluta da Escritura

Uma segunda verdade inegociável é a autoridade absoluta da Escritura. Deus se revela principalmente através das páginas da Escritura; é por isso que temos de mantê-la como nossa autoridade absoluta.

Porque acreditamos que a Escritura é verdade, precisamos proclamá-la com convicção e sem relativismo ou pedido de desculpas. A Bíblia faz afirmações ousadas, e cristãos que acreditam nela devem afirmá-la corajosamente.

Qualquer um que proclama a Palavra de Deus fielmente e corretamente vai falar com autoridade. Não é nossa própria autoridade. Na medida em que nosso ensinamento seja fiel à verdade da Escritura, ele tem todo o peso da autoridade do próprio Deus que lhe é subjacente. Isso é um pensamento chocante, mas é precisamente como 1 Pedro 4:11 nos instrui para lidar com a verdade bíblica: "Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus".

Se a Bíblia é verdade, então ela também possui autoridade. Como verdade divinamente revelada, ela carrega todo o peso da autoridade do próprio Deus. Se você declara acreditar na Bíblia, você deve ceder, em última instância, à autoridade bíblica. Isso significa torná-la o árbitro final da verdade - a regra pela qual toda outra opinião é avaliada.

Sã doutrina

Outra verdade inegociável para a igreja é a sã doutrina. Se você tem uma visão elevada de Deus e está comprometido com Ele, você irá obedecer a palavra Dele. O conteúdo da Palavra de Deus é a sã doutrina.

Inúmeros cristãos hoje são vagos sobre doutrina. Muitos pastores oferecem sermões curtos que podem ser estimulantes ou fazerem suas congregações se sentir melhor, mas eles têm pouco a ver com as verdades que interessam. Precisamos de verdades com as quais possamos nos agarrar - verdades sobre Deus, a vida e a morte, céu e inferno, o homem e o pecado, redenção através de Cristo, o ministério do Espírito Santo e anjos, a posição do crente em Cristo, e Satanás e o seu reino. Você precisa ser capaz de ler um texto bíblico, descobrir o que ele diz, e extrair-lhe os princípios divinos. O povo de Deus precisa de doutrina sólida, para construir suas vidas sobre ela.

Santidade Pessoal

Temos de estabelecer fronteiras quando se trata de santidade pessoal e ter cuidado ao que nos expomos ou expomos nossos filhos. Nós não ousamos abaixar nossos padrões para os padrões do mundo. Os cristãos são chamados a viver uma vida pura, e não podemos comprometer isso.

Segunda Coríntios 7:1 diz, "Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus." Uma igreja deve aplicar essa norma (ver Mateus 18:15-17). É por isso que implementamos a disciplina da igreja onde eu pastoreio. Se alguém peca, nós o confrontamos para o seu próprio bem e pelo bem da igreja como um todo.

Muitos cristãos não estão tão preocupados com a sua santidade pessoal como deveriam estar. Onde você está, em termos de santidade e de comunhão verdadeira com o Deus vivo? Líderes da igreja não são os únicos que devem viver vidas santas. Você não pode ter um compromisso hesitante com Deus e esperar que ele aja através de você.

Autoridade Espiritual

Mais um componente que é encontrado em uma igreja bíblica é a autoridade espiritual. Uma igreja deve entender que Cristo é a cabeça da igreja (Eph. 1:22, 4:15) e que Ele aplica Sua lei na igreja por meio de anciãos devotos (1 Thess. 5:13-14; Hebreus. 13:7, 17).

Hebreus 13 diz para nos sujeitarmos àqueles que nos pastoreiam no Senhor, porque eles velam por nossas almas. Sigamos o exemplo deles. Paulo diz: "reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra.” (1 Tess. 5:12-13).

Sou um dos muitos líderes em nossa igreja. Eu sou aquele que Deus escolheu para pregar, mas sou apenas um ancião dentre muitos. Embora existam variações nos dons dos líderes espirituais, mesmo assim há uma igualdade de autoridade espiritual entre aqueles que a Bíblia chama de anciãos ou superintendentes. Essa liderança espiritual é essencial para a Igreja de Jesus Cristo. É por isso que a igreja deve estar comprometida com a formação e a obedecer líderes devotos.

Há espaço para diversidade dentro do Corpo de Cristo. Mas toda igreja verdadeira está unida por certas verdades inegociáveis. Certifique-se de que você e sua igreja estão comprometidos com os laços que unem.

Aucun commentaire: