jeudi 16 juillet 2009

Tópicos em Mordomia Cristã

Mordomia = regalia?

  • dicionário: administração dos bens de uma casa ou de um estabelecimento alheio

Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque Ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. (Salmos 24:1-2)

Tudo é do Senhor

  • Mordomia Cristã, definição da confissão de fé da Convenção Batista do Sul dos EUA:

Deus é a fonte de todas as bênçãos, temporais e espirituais; tudo o que temos e somos devemos a Ele. Os cristãos têm uma dívida espiritual para com o mundo todo, uma confiança sagrada no evangelho e uma mordomia vinculada às suas posses. Eles são, portanto, obrigados a servi-Lo com seu tempo, talentos e posses materiais; e devem reconhecer que tudo lhes foi confiado para que utilizem para a glória de Deus e o auxílio a outras pessoas. De acordo com as Escrituras, os cristãos devem contribuir de maneira alegre, regular, sistemática, proporcional e liberal para o avanço da causa do Redentor na Terra.

Tudo entregarei (CC 295)

  • Publicado pela primeira vez em 1896. Testemunho do autor, Van de Venter, sobre a sua composição1:

Durante muitos anos eu estudei arte. Minha vida inteira foi moldada por essa busca e o serviço cristão ativo era a coisa mais distante da minha mente. Meu sonho era me tornar um notável e famoso artista. Após terminar a faculdade, eu estudei desenho e pintura sob tutela de um professor alemão bem conhecido. Para me ajudar financeiramente, eu dei aulas em escolas e, eventualmente, tornei-me supervisor de arte nas escolas públicas de Sharon, Pensilvânia.

Foi durante esse período da minha vida que um avivamento foi realizado na Primeira Igreja Metodista da qual eu era membro. Fiquei muito interessado nessas reuniões como colaborador. O Espírito de Deus estava me impelindo a desistir do ensino e entrar no campo evangelístico, mas eu não dei o braço a torcer. Eu ainda tinha um ardente desejo de ser um artista. Essa batalha me consumiu por cinco anos. Finalmente chegou o momento em que eu já não pude mais aguentar e então me entreguei completamente - todo o meu tempo e os meus talentos. Foi então que um novo dia iniciou-se em minha vida. Eu escrevi “Tudo Entregarei” em memória da época, em que, após a longa batalha, eu me rendi e entreguei minha vida ao serviço cristão ativo para o Senhor.

  • Sobre Van de Venter, o evangelista Billy Graham deu o seguinte testemunho2:

Um dos evangelistas que influenciaram a minha pregação no início do meu ministério, era também compositor, e escreveu “Tudo Entregarei”, o Rev. Van de Venter. Ele era um visitante regular no Florida Bible Institute (agora Trinity Bible College), no final dos anos 1930. Nós, estudantes, amávamos aquele cavalheiro, gentil, profundamente espiritual e, frequentemente, nos reuníamos em sua casa de inverno em Tampa, Flórida, para uma noite de comunhão e cânticos.

Aucun commentaire: