dimanche 5 juillet 2009

O "checklist" do cristão

O que fazer nas áreas "cinzas"

Artigo do Pr. John MacArthur (com pequenas adaptações na tradução)

1 Coríntios 10:25-29; 1 Coríntios 10:32-33; Romanos 14:23

Uma das minhas alegrias como pastor é guiar as pessoas através da Palavra de Deus e explicar as implicações da Palavra em suas vidas. Excita-me ajudar os outros, esclarecendo um ponto de doutrina, interpretando um versículo difícil, ou respondendo quaisquer outras questões. Entre as preocupações levantadas pelas pessoas, não me lembro da última vez que alguém me perguntou se era errado mentir, enganar, roubar, matar, cometer adultério, ou cobiçar. Também faz muito tempo que alguém quis saber se um cristão deve ler a Bíblia, orar, ou falar para os outros sobre a salvação em Jesus Cristo. A Bíblia é muito clara sobre essas coisas.

No entanto, existe uma categoria de perguntas que se encontra em uma zona intermediária. Estas são as questões relacionadas com características da liberdade cristã que se encontram numa área "cinza". Que tipo de entretenimento é aceitável? Que tipo de música é ok? O que um cristão pode ou não fazer no domingo? E sobre o que vestir, o que comer e beber, ou como você gasta o seu tempo livre – a Bíblia trata dessas coisas?

Alguns diriam: "Não, a Bíblia não as aborda. Façam o que quiserem fazer – vocês são livres em Cristo!" Embora seja verdade que a Bíblia não lista especificamente todas as decisões possíveis que você irá enfrentar na vida, ela aborda sim todas as escolhas, através de princípios que regem a liberdade cristã. Quando você comparar suas escolhas em "áreas cinzas" com a seguinte lista de princípios da Palavra de Deus, eu garanto que você encontrará tanto clareza quanto verdadeira liberdade de viver sua vida para a glória de Deus.

Será que isso vai me beneficiar espiritualmente?

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam (1 Coríntios. 10:23).

Algo que "convém" é útil, idôneo, ou interessante para você fazê-lo; e a ideia por trás de "edificar" é de crescer espiritualmente. Assim, baseado neste versículo, pergunte-se, "Será que fazer isso melhora minha vida espiritual? Será que isso cultiva a minha santificação? Será que isso vai me fazer crescer espiritualmente?" Se não, você deve seriamente questionar se esse comportamento é a melhor escolha.

Será que isso vai me trazer servidão?

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma (1 Coríntios. 6:12).

Na segunda parte deste versículo, Paulo diz, "Eu não me deixarei dominar por [coisa] nenhuma." Se o que você está considerando fazer pode se tornar um vício, por que insistir nisso? Não permita que você se torne um servo de coisa alguma, nem de ninguém. Você é um servo do Senhor Jesus Cristo, e apenas dEle.

Será que isso vai corromper o templo de Deus?

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus (1 Coríntios. 6:19-20).

Não faça nada que você sabe que vai prejudicar o seu corpo ou trazer-lhe vergonha – ele é o instrumento do qual você dispõe para glorificar Deus. Romanos 6:13 diz, "Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça." A maneira que você escolhe usar o seu corpo deve sempre refletir sua preocupação em honrar Jesus Cristo.

Será que isso vai fazer alguém tropeçar?

Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta. Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos (1 Coríntios. 8:8-9).

Este é o princípio do amor. Como Romanos 13:10 diz: "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." Se você sabe que sua escolha – que você considera "dentro dos limites" e permitida – faz outro cristão tropeçar e pecar, ame esse irmão o suficiente para restringir a sua própria liberdade. Isso não é muito popular na nossa sociedade egoísta, mas é bíblico. Insistir em praticar uma liberdade legítima que provoca problemas para outro cristão é um pecado. Pois, “pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. Por isso,” disse Paulo, “se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize” (1 Coríntios. 8:12-13).

Será que isso vai atrapalhar a causa da evangelização?

Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar. (1 Cor 10. :32-33).

Esteja ou não você ciente disso, o que você permite ou proíbe no seu comportamento afeta o seu testemunho de Cristo – e o mundo está observando. O que sua vida diz sobre Deus é uma questão de testemunho. Seu testemunho, quer fala a verdade sobre Deus, quer fala uma mentira. As escolhas que você faz nas áreas "cinzas" devem refletir a sua preocupação em não trazer ofensas à reputação de Deus, e ao invés disso trazer-Lhe louvor.

Será que isso vai violar a minha consciência?

Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado (Rom. 14:23).

Primeira Coríntios 10:25-29 contém três referências à abstenção de uma certa prática "por razões de consciência". Nunca pratique violar sua consciência. Se a sua consciência está incomodada pelo que você esteja considerando fazer, não o faça. Se você não tem certeza, não faça isso. É difícil destacar o suficiente o valor de uma consciência limpa, vale a pena manter sua consciência limpa de modo que a sua relação com Deus não seja prejudicada. Se você se mantiver em oração e no estudo da Palavra de Deus, você irá informar sua consciência, de forma que você possa "andar como filhos da luz... aprovando o que é agradável ao Senhor" (Efésios. 5:8, 10).

Será que isso vai trazer glória a Deus?

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus (1 Coríntios. 10:31).

Este versículo é claramente tanto a síntese quanto a meta de todos os princípios que eu compartilhei. Não é o grito de nosso coração glorificar o nosso Senhor e Salvador com nossas vidas? Pense em sua decisão – Ele será glorificado, honrado, e louvado por ela? Para que possamos dizer, juntamente com Jesus, "Eu glorifiquei-Te na terra" (João 17:4).

Então que perguntas você tem? Compare-as com os princípios acima e desfrute da sua liberdade em Cristo – a liberdade de ser aquilo que Ele criou você para ser!

Aucun commentaire: