jeudi 31 juillet 2008

Acredite em Você?

O vídeo acima me lembrou um trecho de um livro que li faz algum tempo, o excelente Ortodoxia, de Gilbert Keith Chesterton (1874-1936) [tradução por mim].
Lembro-me de uma vez estar caminhando em companhia de um próspero editor, que fez uma observação que eu já tinha ouvido muitas vezes antes; esta é, na verdade, quase um lema do mundo moderno. Embora eu já tivesse ouvido muito frequentemente esse lema, só então eu vi que não havia nada nele. O editor disse de alguém, "Esse homem vai longe; ele acredita em si próprio." Lembro que quando levantei minha cabeça para ouvi-lo, meus olhos fixaram um ônibus em que estava escrito "Hanwell." Eu disse a ele, "Você me permetiria dizer onde estão os homens que mais acreditam em si mesmos? Pois eu posso lhe dizer. Eu sei de homens que acreditam serem mais extraordinários que Napoleão ou César. Eu sei onde brilha a estrela da certeza e do sucesso. Eu posso guiá-lo aos domínios dos Super-homens. Os homens que realmente acreditam em si mesmos estão todos em asilos para lunáticos." [nt. Hanwell era um hospício em Londres] Ele me falou timidamente que, afinal de contas, existem muitos homens que acreditam em si mesmos e que não estão em asilos para lunáticos. "Sim, existem," eu repliquei, "e você é um dos homens que os conhecem melhor. Aquele poeta bêbado do qual você não publicaria uma triste tragédia, ele acredita em si próprio. Aquele pastor idoso que escreveu um épico, do qual você estava se escondendo numa sala dos fundos, ele acredita em si próprio. Se você consultasse sua experiência de negócios ao invés de sua torpe filosofia individualista, você saberia que acreditar em si próprio é um dos sinais mais comuns de um fracassado. Atores que não sabem representar acreditam em si mesmos; assim como devedores que não vão pagar. Seria muito mais verdadeiro dizer que um homem irá certamente falhar, porque ele acredita em si próprio. Uma completa auto-confiança não é simplesmente um pecado; uma completa auto-confiança é uma fraqueza. Acreditar firmemente em si próprio é uma crença tão histérica e superticiosa quando acreditar em Joanna Southcote [nt. dizia-se profetisa, e tratar-se da mulher da qual se fala em Apocalipse 12:1-6. Chegou a ter mais de 100 000 seguidores no século XIX. Fonte: Wikipedia]: o homem que possui essa crença tem 'Hanwell' escrito em sua face tão claramente quanto está escrito naquele ônibus." E para tudo isto, meu amigo, o editor, formulou esta profunda e eficaz resposta, "Bem, se um homem não deve acreditar em si próprio, em que ele deve acreditar?" Após uma longa pausa eu respondi, "Eu irei para casa e escreverei um livro em resposta a essa pergunta." Este é o livro que eu escrevi para respondê-la.

Aucun commentaire: