lundi 30 juin 2008

UOL e o estilo veja de ser

Trinta de junho de 2008, 10:45h, horário local (GMT -3). Toca o telefone. A chamada começa aproximadamente assim:

-- Bom dia, aqui é do telemarketing do UOL, você já tem internet na sua casa?

Eu não costumo dar muita atenção a essas tentativas de nos empurrar produtos por telefone, mas afinal, eu até estava pensando em cancelar o Terra como provedor e contratar um outro. Só não o fiz ainda por pura inércia (ou preguiça, se preferirem). Afinal, incomoda-me bastante assinar um provedor que exclui de maneira deliberada e totalmente desnecessária os usuários de Linux dos seus serviços, pertence a uma das grandes Teles (os monopólios privados regionais que são uma das piores heranças do nosso felizmente defunto governo neoliberal), e ainda mais procedente de um país que ultimamente criou o péssimo hábito de tratar os ingênuos brasileiros que por lá chegam como marginais, prendendo-os e mandando-os de volta por motivos por demais arbitrários. Sendo assim, resolvi escutar a conversa do telemarketeiro, no melhor dos espíritos. Afinal, mesmo sendo do mesmo grupo responsável por aquela revista que se pretende séria, mas que na verdade é a maior vergonha do jornalismo brasileiro, pelo menos é uma empresa nacional e que não vem colocando barreiras deliberadas contra o acesso de usuários do Linux.

O marketeiro me fala de uma ótima oferta do UOL, um pacote de apenas 9,90 mensais, que me permitiria utilisar o UOL como "provedor" velox (o que na verdade todos sabem que é mais um escândalo da telefonia, uma venda casada obrigatória de um serviço totalmente desnecessário, imposta por aquele mesmo governo supracitado e que o atual nunca teve a coragem e decência de acabar, mas isso é um assunto muito longo para ser tratado aqui), ter acesso ao conteúdo do UOL, e utilisá-lo também como provedor via linha discada se alguma vez tivesse necessidade.

Eu acho a "esmola" grande demais, uma vez que pago mais de 20 reais mensais pelo Terra. Faço então várias perguntas, para tentar descobrir onde está a "armadilha". Começo perguntando se é uma promoção temporária, se eu pagaria 9,90 por alguns meses e depois o valor passaria a ser outro, indubitavelmente maior. Ele me garante que não, é o valor fixo, que não vai mudar. Inclusive o primeiro mês vai ser oferecido gratuitamente, para eu experimentar o serviço. Eu faço o cadastro agora, eles vão me dar um e-mail e uma senha e em 10 minutos já estará funcionando. Ele me fala também de vários serviços que não me interessam, tipo, e-mails de 5GB de espaço cada, espaço em disco para armazenamento etc.


Hmmm, muito estranho, penso eu. Pergunto ainda se eu poderei mesmo utilizar o e-mail e a senha que ele me passaria agora para a "autenticação" do velox, substituindo os dados do Terra. Ele me garante que sim, que inclusive eu poderei estar cancelando [sic] o Terra depois se eu quiser, uma vez que não precisarei mais dele. Ele me garante também que eu colocando em débito de conta corrente, o banco me enviará um documento para eu confirmar a autorização do débito, e como o primeiro mês será gratuito eu poderei experimentar sem ter que pagar (o primeiro pagamento sendo apenas no mês seguinte).

Eu resolvo então fazer o cadastro, passando meu nome, CPF, data de nascimento, endereço, números da minha agência e conta corrente. Ele então diz que estará gerando [sic] o cadastro e estará passando [sic] o cadastro para a auditoria do UOL, que eles estarão confirmando [sic] o cadastro e estarão me passando [sic] a senha. Eu fico esperando vários minutos na linha, de vez em quando ele volta, diz que só mais uns minutinhos etc. Em um certo momento, uma mulher atende, pergunta se eu tenho alguma dúvida. Eu pergunto novamente se o e-mail e a senha que irão me passar poderão ser usados para a "autenticação" no Velox. Ela me garante que sim.

Finalmente, depois de vários minutos, a ligação é repassada para outra pessoa (toque de linha chamando antes dela atender). Ela diz que é da auditoria do UOL, que estará confirmando [sic] meu cadastro, e que para segurança, a ligação estará sendo gravada. Eu penso, hmmm, melhor assim, bom que as promessas deles estejam gravadas.

Ela começa dizendo que eu estarei adquirindo [sic] uma assinatura do conteúdo UOL por 9,90 mensais. Êpa, penso eu, eu conheço essa assinatura do conteúdo UOL e ela não incluía a utilização como "provedor". Pergunto então:

- Eu poderei utilizar o e-mail e senha que você vai me dar para a autenticação do velox?

Ela me dá a resposta que eu já desconfiava:

-- Não, essa assinatura é só para conteúdo. Para provedor é outro serviço, que é 7,90 nos primeiros três meses e depois 31 [talvez alguns centavos].

Eu digo:

- Não foi isso que me falaram, todos os atendentes com que eu falei até agora me disseram que eu poderia utilizar esse e-mail e senha para autenticar no velox.

tutututu...

A linha "coincidentemente" cai. Veja que a ligação já havia durado 26 minutos e 21 segundos (registrados no BINA de minha casa), sem nenhuma interrupção. Embora eles tivessem o número de meu telefone fixo e do meu celular (que eu havia passado), não recebi mais nenhuma ligação.

Diagnóstico: uma vez descoberta a fraude, e ainda mais gravada, a "armadilha" foi bruscamente abortada. Espero que em breve não chegue a "carta de boas-vindas" do UOL, com uma subseqüente cobrança na minha conta.

Por enquanto continuarei no Terra. Vivas ao estilo veja de ser...

Atualização [30/06/2008]

Enviei um e-mail ao ombudsman (ouvidor) do UOL:

To: ombudsmandouol@uol.com.br
Subject: Fraude pelo telemarketing
Date: Mon, 30 Jun 2008 16:30:38 -0300


Hoje recebi uma ligação de telemarketing em nome do UOL. Acontece que as
informações que me passaram eram falsas. Espero que meu cadastro que
estava sendo feito tenha sido cancelado e eu não receba nenhuma cobrança
na minha conta bancária.

Sugiro ao UOL que tome as providências cabíveis em relação aos seus
operadores de telemarketing, pois tal atitude é inadmissível e mancha
consideravelmente a imagem da empresa.

Maiores informações do acontecido em
http://docs.google.com/Doc?id=dhcpkfkc_26dd6c4qd2

Atenciosamente,

Atualização [01/07/2008]

Comentário de um amigo:

Não me espantaria esse tipo de atitude vindo da Abril, (...). Porém, justiça seja feita, a Abril não tem mais participação no UOL (que pertence atualmente à Folha de SP e a um grupo de Portugal). Mas isso não invalida a mensagem. Aliás, acho até que depois de anos de convivência, o "estilo Veja" pode ter ficado entranhado no UOL eheheheh. Mas o pior mesmo é saber que sacanagens parecidas acontecem com freqüência, principalmente quando se trata de teles, "mais principalmente" quando é sobre cancelamento de serviço - quem nunca sofreu com isso é porque nunca teve uma linha.

... por mais que tu estivesse p
[editado] com o Terra, não sei como conseguiste suportar mais de três gerundismos na mesma conversa! Comigo, no terceiro "eu vou estar *ndo" eu já desligo na cara heheheeh

Atualização [03/07/2008]

Quinta-feira, 03/07/2008, às 10:14h:

Recebo uma ligação do UOL como retorno do contato feito via ombudsman. O interlocutor se desculpa pelo procedimento do telemarketing, insistindo que não se trata de procedimento habitual do UOL. Diz que o contato [fraudulento] foi feito por uma empresa parceira, e que será investigado.

É uma pena que não anotei os nomes dos atendentes da ligação fraudulenta (mas também acho bastante provável que eles não usem seus nomes verdadeiros). O mais interessante é que descobri que os pilantras realmente haviam criado uma assinatura de conteúdo para mim, sem nem sequer me passarem o login e a senha dela. Como dito no relato acima, desligaram o telefone antes de me passar as informações, no momento em que a ligação estaria sendo gravada e a fraude ficaria registrada.

Se eu não tivesse contactado a ouvidoria, seria surpreso pela cobrança da assinatura, da qual nem possuía as informações de login/senha. O interlocutor cancelou a dita assinatura e me garantiu que não será feito nenhum lançamento na minha conta. Número do protocolo de cancelamento: 36299807.


Aucun commentaire: