vendredi 27 août 2010

O que um cristão já sabe sobre um não cristão que acabou de conhecer?

Por Dan Phillips, traduzido do blog PyroManiacs

Digamos que eu nunca lhe vi na minha vida. Para a maioria de vocês, isso será verdade. Há muita coisa que eu não sei sobre você, coisas importantes para um relacionamento realmente genuíno. Eu provavelmente não conheço o seu temperamento, suas preferências em livros ou filmes ou comida, como você se comporta sob pressão, o que você acha engraçado, o que você pensa sobre política e cultura. Seu prato favorito, sua lembrança mais dolorosa, sua realização que lhe causa mais orgulho, sua maior vergonha e maior arrependimento. Há muita coisa que eu não sei.

Então se eu quiser lhe conhecer, eu tenho que lhe encontrar, sair com você, estar com você, observar-lhe, fazer algumas perguntas, escutar-lhe, e eu terei que manter minha mente aberta nisso tudo.

Isso é simplesmente o ABC de Relações Humanas, e é também o ABC da "Regra de Ouro".

No entanto, isso quer dizer que você e eu somos páginas em branco um para o outro? Dificilmente. Mesmo que eu nunca tenha lhe encontrado, tem muita coisa que eu já sei sobre você.

Vamos nos concentrar sobre o que eu já sei sobre um não-Cristão, no momento em que eu o encontro, antes mesmo que ele abra sua boca. (Esta lista, se exaustiva, poderia ocupar muitas postagens longas, e eu sei que vão adicionar comentários incluindo itens nos quais eu deveria ter pensado; mas aqui vamos nós.)

Se você não é um Cristão, eu sei certas coisas. Eu as conheço tanto antes que você diga uma só sílaba, e apesar de qualquer coisa que você possa dizer:

  1. Eu sei que você foi criado à imagem de Deus (Gênesis 1:26), e ainda carrega essa imagem (Genesis 9:6), embora o pecado tenha distorcido essa semelhança (Gênesis 5:1, 3; cf. Efésios 4:24), e mesmo que você tente insistentemente apagá-la (Romanos 1:18-32).
  2. Eu sei que tudo que você me disser vem de um coração que (A) se auto engana, e (B) que não tem noção desse auto-engano (Jeremias 17:9).
  3. Eu sei que você está em guerra contra Deus, e que O odeia (Romanos 8:7).
  4. Eu sei que você está sob a ira de Deus (João 3:36; Romanos 1:18; Efésios 2:3).
  5. Eu sei que você está morto para Deus (Efésios 2:1).
  6. Eu sei que é natural para você resistir à verdade de Deus, e de transformar verdades sobre Deus em formas que não ameacem sua guerra contra Deus (Romanos 1:18).
  7. Eu sei que até mesmo sua capacidade de ver e entender as verdades de Deus está tão entranhada pelo pecado que você pode ser na prática considerado cego para elas (Salmos 14:1-3; 1 Coríntios 2:14; Efésios 4:17-19).
  8. Eu sei que você está cego para a beleza e verdade do Evangelho (2 Coríntios 4:3-4).
  9. Eu sei que o que você mais precisa de mim é ser amado (Lucas 6:26-27).
  10. Eu sei que a expressão de amor específica que você mais precisa de mim não é que eu afirme nem permita os seus erros auto-destrutivos, nem que eu lhe fale sobre mim mesmo (2 Coríntios 4:5a).
  11. Eu sei que a expressão de amor específica que você mais precisa de mim é que eu lhe fale das boas novas sobre Jesus Cristo (2 Coríntios 4:5b), e que se você não ouvir essas boas novas, você não tem esperança de ser salvo da ira de Deus (Romanos 10:8-17).
  12. Eu sei que Jesus Cristo veio para salvar pessoas exatamente como você (Lucas 19:10; 1 Timóteo 1:15).
  13. Eu sei que se você crer no Evangelho e vier para Jesus Cristo, o Senhor salvador, em fé com arrependimento — e somente neste caso — você com certeza será salvo (Mateus 11:28-30; João 6:35, 37, 40; Atos 16:31; 17:30).
  14. Eu sei que se você não chegar a essa fé salvadora, você não tem nenhuma esperança (João 3:36).
  15. Eu sei que você tem que fazer isso, e que você só conseguirá fazer isso se Deus fizer em você um trabalho gracioso, miraculoso, que dá a vida (Mateus 11:25; João 3:3; 5:25-26; 6:37, 44-45, 65; 2 Coríntios 4:5-6; Efésios 2:1-10).

Como Cristão, e desde que eu esteja agindo como Cristão, eu sei essas coisas com certeza. Deus me disse essas coisas.

Se eu começo um relacionamento com um não-crente e não tenho essas coisas em mente, duas consequências desastrosas irão, com certeza absoluta, seguir:

  1. Eu serei desviado para o caminho errado; e
  2. Eu serei, na melhor das hipóteses, absolutamente inútil para você, e na pior das hipóteses, nocivo para você.
Tudo que eu ouvir de um não crente deve passar por essas considerações. É como se eu fosse um médico com uma ressonância magnética em mãos, mostrando-me o que ele não consegue ver sozinho. Então você pode relatar uma dor aqui, mas eu sei que a dor está na verdade sendo causada por um tumor ali. Se eu fizer de conta que eu não sei o que eu na verdade sei, eu estarei lhe prestando um grave desserviço. Fazer isso seria estar sendo infiel tanto ao Senhor quanto ao meu amigo não-crente.
Mil objeções poderiam ser feitas contra essa lista. Tais como:
  • "Mas isso não vai ajudar o diálogo!"
  • "Mas isso só faz pré-julgar as pessoas!"
  • "Mas os tempos mudaram, nós não podemos nos relacionar com as pessoas dessa forma!"
  • "Mas as pessoas vão nos ver como arrogantes e radicais!"
  • "Mas isso não vai fazer com que os estranhos se sintam valorizados e respeitados e queridos!"
Para o discípulo e escravo de Cristo, cada uma dessas objeções é irrelevante. É claro que não devemos ser arrogantes, ou odiosos, ou rancorosos. Mas não é daí que realmente vêm essas objeções. Elas vêm de um pensamento para o qual o ponto de vista de Deus é ofensivo, a Cruz é ofensiva, confiança baseada na palavra de Deus é ofensiva. A única forma que um Cristão pode encontrar aprovação vinda desse pensamento é deixando de ser um Cristão em tudo, a não ser no nome — ou, melhor ainda, perder até mesmo o nome. Encontre um nome mais na moda, algo que diga "Eu não estou com eles!"

A realidade é que não há maior arrogância do que rejeitar a palavra de Deus (Salmos 119:21).

O escravo de Cristo não está, para dizer o mínimo, preocupado em ser querido pelo mundo (Tiago 4:4). De fato, se ele for querido e abraçado e aplaudido pelo mundo, ele irá ficar preocupado (Lucas 6:26).

Porém, numa estranha reviravolta, ao não tentar ser amigo do mundo, o discípulo fiel que se aproxima do mundo com a sabedoria de Deus é o melhor amigo que mundanos jamais terão.

Porque ele, e somente ele, pode dizê-los como salvar-se da maldição para qual o mundo está se dirigindo (Atos 2:40; Gálatas 1:4).

Aucun commentaire: